Transição: Autismo – Asperger – e Irmen
Entretanto, quando a
intervenção é feita por profissional e de forma precoce, isso pode fazer com
que a criança se transfira do quadro do autismo para o asperger nunca relacionado com
irlen. Vale lembrar que o asperger está dentro
do espectro do autismo, mas o detalhe é que o asperger não está incluído no
autismo clássico.
Outras diferenças
Uma diferença pontual
é que no autismo clássico há a ecolalia e no asperger, não. Uma criança com
asperger pode ter estereotipia, mas bem leve se comparado ao autismo: como o
gosto por alguma coisa (gostar muito de carro e, por isso, repetir o assunto
mesmo quando ninguém se referir ao tema). Diferente do asperger, o autismo
clássico pode apresentar síndromes associadas.
Intervenção
necessária para uma vida satisfatória
A adaptação da
criança à vida social e escolar tem que ser assistida. Para isso, é necessária uma
intervenção psicossocial, intervenção no desenvolvimento e no
campo comportamental para que ela se adapte a um convívio satisfatório. A
criança com asperger é mais independente e consegue chegar aos lugares e
resolver situações previsíveis. Portanto, o tratamento é sempre a melhor saída.
E como eu tenho certeza de
que este não é apenas mais um diagnóstico errado?
Diagnosticando a Síndrome de
Irlen
Outra coisa importante que
você precisa saber é que as lentes são um recurso necessário porque o impacto
do Irlen no desempenho de quem sofre deste quadro tende a impedi-lo de competir
em igualdade de condições com seus pares, seja na escola, ou na vida adulta,
uma vez que os sintomas se acentuam em locais lotados ou ruidosos, com excesso
de movimentação, iluminação ou odores.
Direitos do portador de
Irlen
Por isso esses pacientes são
considerados portadores de necessidades especiais com direito a
ajustes diferenciados conforme norma da Secretaria Especial dos Direitos
Humanos ligada à Presidência da República. Assim conforme RESOLUÇÃO
CNE/CEB Nº 2 de 11 de Setembro de 2001 em seu artigo 5º, inciso 8º e
Inciso III, estes pacientes tem direito a adaptações curriculares, adequação
das metodologias de ensino, flexibilização e diversificação do processo de
avaliação, realizadas individualmente ou em grupo intra e extraclasse.
Outros direitos assegurados
referem-se a mais tempo para realização de tarefas e provas; possibilidades de
fazer provas em outros ambientes da escola (sala de orientação, biblioteca,
sala de estudos em grupo, salas com iluminação ambiental adequada ou
ajustada à luminância mais fisiológica para os casos de fotossensibilidade).
Além disso, as pessoas com
Irlen devem receber as seguintes adaptações em casa, na escola ou até no
ambiente de trabalho:
Posicionamento centralizado
e na primeira fileira se possível, longe de portas e janelas para melhor
monitoramento do trabalho e atenção, facilitando a aquisição de referências
espaciais centrais e periféricas do ambiente;
Reforçar o uso dos óculos
com os filtros especiais em tempo integral, inclusive em lazer e educação
física, a menos que se trate de esportes com contato físico intenso com risco
de danificá-los. Basicamente os óculos serão tirados apenas na hora do banho e
para dormir;
Certificar-se de que não
haja claridade excessiva ou reflexo de luz natural na lousa prejudicando a
visualização pelo aluno;
Imprimir atividades e
avaliações com espaçamento duplo, em letra tamanho 12 ou maior, do tipo mais
legível possível principalmente na fase de adaptação (referente aos meses
iniciais de tratamento dos óculos ou sob o uso de overlays);
Ampliar o tempo para
realização de tarefas e provas, sem prejuízo de sua socialização no recreio ou
momento de folga no trabalho.
Foi isso que me motivou a
compartilhar com você todas essas informações. Se este artigo e o vídeo que
produzi puderem diminuir seus esforços para identificar e sanar as dificuldades
de aprendizagem apresentadas por você ou por pessoas que lhe são valiosas,
ficarei extremamente feliz em ter podido contribuir.
Agora peço que compartilhe
com o maior número de pessoas para que todos sejam avisados e possam ficar alertas
a um problema que se não diagnosticado traz conseqüências tão graves, mas que
uma vez identificado é de tão fácil resolução.
Psicóloga, pos-graduada em
Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em
Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos
livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida
Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora
é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching
Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching
afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda.
Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente
online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo
mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).