Transição: Autismo – Asperger – e Irmen

Transição: Autismo – Asperger – e Irmen

Entretanto, quando a intervenção é feita por profissional e de forma precoce, isso pode fazer com que a criança se transfira do quadro do autismo para o asperger nunca relacionado com irlen. Vale lembrar que o asperger está dentro do espectro do autismo, mas o detalhe é que o asperger não está incluído no autismo clássico.

Outras diferenças
Uma diferença pontual é que no autismo clássico há a ecolalia e no asperger, não. Uma criança com asperger pode ter estereotipia, mas bem leve se comparado ao autismo: como o gosto por alguma coisa (gostar muito de carro e, por isso, repetir o assunto mesmo quando ninguém se referir ao tema). Diferente do asperger, o autismo clássico pode apresentar síndromes associadas.
Intervenção necessária para uma vida satisfatória
A adaptação da criança à vida social e escolar tem que ser assistida. Para isso, é necessária uma intervenção psicossocial, intervenção no desenvolvimento e no campo comportamental para que ela se adapte a um convívio satisfatório. A criança com asperger é mais independente e consegue chegar aos lugares e resolver situações previsíveis. Portanto, o tratamento é sempre a melhor saída.
E como eu tenho certeza de que este não é apenas mais um diagnóstico errado?
Diagnosticando a Síndrome de Irlen
Outra coisa importante que você precisa saber é que as lentes são um recurso necessário porque o impacto do Irlen no desempenho de quem sofre deste quadro tende a impedi-lo de competir em igualdade de condições com seus pares, seja na escola, ou na vida adulta, uma vez que os sintomas se acentuam em locais lotados ou ruidosos, com excesso de movimentação, iluminação ou odores.
Direitos do portador de Irlen
Por isso esses pacientes são considerados portadores de necessidades especiais com direito a ajustes diferenciados conforme norma da Secretaria Especial dos Direitos Humanos ligada à Presidência da República. Assim conforme RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2 de 11 de Setembro de 2001 em seu artigo 5º, inciso 8º e Inciso III, estes pacientes tem direito a adaptações curriculares, adequação das metodologias de ensino, flexibilização e diversificação do processo de avaliação, realizadas individualmente ou em grupo intra e extraclasse.
Outros direitos assegurados referem-se a mais tempo para realização de tarefas e provas; possibilidades de fazer provas em outros ambientes da escola (sala de orientação, biblioteca, sala de estudos em grupo, salas com iluminação ambiental adequada  ou ajustada à luminância mais fisiológica para os casos de fotossensibilidade).
Além disso, as pessoas com Irlen devem receber as seguintes adaptações em casa, na escola ou até no ambiente de trabalho:
Posicionamento centralizado e na primeira fileira se possível, longe de portas e janelas para melhor monitoramento do trabalho e atenção, facilitando a aquisição de referências espaciais centrais e periféricas do ambiente;
Reforçar o uso dos óculos com os filtros especiais em tempo integral, inclusive em lazer e educação física, a menos que se trate de esportes com contato físico intenso com risco de danificá-los. Basicamente os óculos serão tirados apenas na hora do banho e para dormir;
Certificar-se de que não haja claridade excessiva ou reflexo de luz natural na lousa prejudicando a visualização pelo aluno;
Imprimir atividades e avaliações com espaçamento duplo, em letra tamanho 12 ou maior, do tipo mais legível possível principalmente na fase de adaptação (referente aos meses iniciais de tratamento dos óculos ou sob o uso de overlays);
Ampliar o tempo para realização de tarefas e provas, sem prejuízo de sua socialização no recreio ou momento de folga no trabalho.

Foi isso que me motivou a compartilhar com você todas essas informações. Se este artigo e o vídeo que produzi puderem diminuir seus esforços para identificar e sanar as dificuldades de aprendizagem apresentadas por você ou por pessoas que lhe são valiosas, ficarei extremamente feliz em ter podido contribuir.
Agora peço que compartilhe com o maior número de pessoas para que todos sejam avisados e possam ficar alertas a um problema que se não diagnosticado traz conseqüências tão graves, mas que uma vez identificado é de tão fácil resolução.

Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

passe o mause

"FERNANDO PESSOA"

Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue.Se sentir saudades, mate-a. Se perder um amor, não se perca! Se o achar, segure-o! Ser feliz é reconhecer que vale a pena viverApesar de todos os desafios,Incompreensões e períodos de crise.Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemasE se tornar um autor da própria história.É atravessar desertos fora de si,Mas ser capaz de encontrar um oásisNo recôndito da sua alma.É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.É saber falar de si mesmo.É ter coragem para ouvir um “não”.É ter segurança para receber uma crítica,Mesmo que injusta.

----X---- Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.

---X--- Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…

---X--- Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo,e posso evitar que ela vá à falência.Ser feliz é reconhecer que vale a pena viverapesar de todos os desafios,incompreensões e períodos de crise.Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemase se tornar um autor da própria história.É atravessar desertos fora de si,mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.É saber falar de si mesmo.É ter coragem para ouvir um "não".É ter segurança para receber uma crítica,mesmo que injusta.Pedras no caminho?Guardo todas, um dia vou construir um castelo...