FILMES
SINOPSE
"O
sorriso de Monalisa" com Julia Roberts,
filme que relata o contexto de uma época e suas implicações pedagógicas
na área da educação. 1953 uma jovem professora, aceita trabalhar num colégio de
jovens do sexo feminino para dar aula de História da Arte. Uma época totalmente
tradicionalista, que somente era transmitido o conhecimento que interessava a
elite, a professora propõe o estudo da obra de arte de Van Gogh, deixando surpresos, colegas e direção
do colégio, pois somente obras de arte renascentista como as de Michelângelo com suas artes sacras eram
valorizadas. Nessa época a influência das obras de arte de Van Gogh, com sua
visão inocente e simples de pintar não tinha valor nessa época. A professora
ensina uma nova forma de interpretar, uma visão de simplicidade. Ela tinha
muito a ensinar sobre a vida e também muito a aprender, perseguindo o sonho que
a maioria dos professores querem realizar: ter seu trabalho admirado e
reconhecido pelos alunos e colegas, além é claro do respeito pelas suas
atitudes e personalidade, enfim, fazer a diferença para os jovens, que têm em
nós professores um exemplo de conduta que acaba por ser interpretada da maneira
mais conveniente para um pequeno grupo, e não de maneira ampla, construtiva, e
porque não inspiradora como esta, da professora do filme, que quebra a tradição
e discute o papel da mulher na sociedade, levando suas alunas a refletir sobre
a educação, que era voltada aos afazeres domésticos, etiquetas sociais, sem
perspectiva de uma projeção profissional por serem mulheres, e que só teriam
segurança financeira com um casamento
bem sucedido. Essas alunas tinham "tudo', eram de classe social alta e a
professora mostrou muito mais.
FILME:- NENHUM A MENOS - Adaptado
do livro de Zhane-Yimou por SHIANGSHENG
O filme foi exibido
em sala de aula, relatando o modo de vida dos estudantes Chineses na área
rural, contrastando, com aquela visão estereotipada de suposta igualdade
garantida pelo regime comunista.
Pela falta de recursos, quando o prof.
da Escola primária SHUIQUAIN tem que se
ausentar durante um mês, o presidente da pequena aldeia, TIAN, apenas consegue
encontrar uma adolescente de 13 anos, WEI MINZHI, que é contratada para
"ensinar". O prof. GAO, adverte-a para que não permita que nenhum
aluno abandone a escola, garantindo-lhe o pagamento de 50 yuan. MINZHI, pouco
mais velha que alguns dos alunos ( 1a à 4o ano), sala única que no
final das aulas tornava dormitório, pouco mais pode fazer do que escrever texto
no quadro e ensinar uma ou outra canção. Mal a jovem prof.a
começa, uma das alunas é convidada a ingressar numa escola de desporto, e quase
de imediato HUIKE um dos alunos de comportamento difícil, é obrigado a ir
trabalhar na cidade, pois vive só com a mãe que está doente e com imensa
dívida. MINZHI se recusa a perder outro aluno ,lutando para cumprir sua função
de prof.a , durante um mês, sai em busca de HUIKE, perdido em
algum lugar na cidade.
O filme transmite uma obra naturalista
com estilo documental. O realismo social é obtido, através da atuação simples
quase de não representação.
Na medida que a ação se desenrola as
dificuldades de MINZHI aumenta. A aventura na cidade da jovem prof.a, ,
deixando claras preocupações sociais, relativas às condições das escolas do
interior.
O filme retrata as dificuldades
sofridas pelos educadores que tanto persistem na realização de sua tarefa.
LUA NOVA
O sucesso Crepúsculo agora ganha a sua continuação com o filme Lua Nova, que
estréia dia 20 de novembro em todo o mundo, e já tem até um pôster divulgado
pela produção. Mas se você não tem paciência pra ler o livro, ou então não esta
a fim de esperar muito pra saber o que vai acontecer, aqui nos temos o resumo
do filme Lua Nova pra você. Em Lua Nova, as coisas ficam obscuras quase por metade do filme. Depois de Bella correr um grande risco por ficar perto da família de Edward eles decidem ir embora, e para ela não se lembrar mais dele, Edward diz que não a ama mais. Bella cai em uma depressão profunda, mas se torna amiga de Jacob.
Porém Bella descobre que pode ouvir Edward quando corre perigo. Assim ela sempre está se arriscando, mas em uma dessas tentativas ela quase morre, e Edward acredita que ela morreu, e vai até a Itália para se matar. Com a ajuda de Alice, Bella vai resgatar seu amor. Lá eles vão correr perigo com os vampiros Volturi, e acabam tendo que selar um pacto, Bella terá que ser transformada em vampira por saber demais.
Sinopse do filme Lua Nova, continuação do romance Crepúsculo. A estréia está marcada para 20 de novembro de 2009, mas na internet os fãs já estão procurando mais sobre a história.
New Moon de Stephenie Meyer está sendo gravado e promete o mesmo sucesso de Twilight (Crepúsculo).
Só relembrando, em Crepúsculo a frágil e desastrada Bella Swan (Kristen Stewart) se muda para Forks, uma pequena e monótona cidade, fria e chuvosa sem nenhuma perspectiva até conhecer Edward Cullen (Robert Pattinson) e descobrir que ele é um vampiro, mas já é tarde demais, porque ela já esta apaixonada e para sua sorte ele também esta. Apesar dos perigos que ela corre perto dele ela não aceita se separar.
Mas em Lua Nova Edward decididamente convencido de que é mais seguro para Bella ficar longe dele decide então ir embora dizendo “Prometo que esta será a última vez que vai me ver”.
Então ela mergulha numa depressão que parece não ter fim até encontrar conforto na companhia de seu então melhor amigo Jacob Black (Taylor Lautner) que nada mais é do que um lobisomem, ou seja, inimigo dos vampiros.
Mas é com ele que Bella se sente segura quando começa a sentir a ameaçadora volta de Victória que pretende vingar a morte de James, com a sua morte, pois Victória acha que tem que ser um parceiro pelo outro.
Nas aventuras perigosas e atrevidas que Bella vive com Jacob ela encontra uma forma de ouvir a voz de Edward em sua mente, sempre que ela se coloca em perigo sem que ele esteja perto para protegê-la, ela ouve sua voz a reprimindo. Jacob se afasta de Bella para que ela não corra perigo e isso faz com que ela entre na mais profunda tristeza.
Desta vez Bella se surpreende com os homens-lobos e com uma forte família de vampiros que dominam a espécie e que moram na Itália, os Volturi, eles representam um grande perigo para Bella e para os Cullens no decorrer da trama. Bella terá que salvar a vida do seu grande amor e em troca disso arruma mais alguns inimigos, os Volturi.
O ANO DA PROFECIA 2012
Escrito por Rolland Emmerich - - de Independence Day e O Dia Depois de Amanhã - - o filme 2012: O Ano da Profecia, que estréia em novembro nos EUA, promete chocar o público.
A história do se baseia na cultura Maia e na sua lenda de que a terra chegará
ao seu fim no ano de 2012 - - o último do calendário Maia. Desastres
naturais, que vão de tsunamis e tempestades a erupções vulcânicas, acabam
fazendo do planeta um lugar inabitável. Tudo isso é mostrado no trailer do
filme, que conta com excelentes efeitos especiais. Vemos também a
destruição de cidades como Las Vegas e Los Angeles e do Vaticano, além do Cristo
Redentor caindo aos pedaços. Estão no elenco John Cusack, Amanda Peet,
Danny Glover.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
FILME: UMA LINDA MULHER
|
|
||||||||||
|
|
||||||||||
Imagine
Cinderela como uma jovem prostituta de Hollywood. Agora coloque o charmoso
príncipe em um carro esporte. Está pronta esta delicada comédia romântica com
Julia Roberts e Richard Gere. O empresário Edward (Gere) está cansado e
desiludido. Um dia acaba contratando Vivian (Julia Roberts), uma bela e
bem-humorada prostituta, para ser sua acompanhante por uma semana. O acordo,
que parecia ser perfeito para ambos, acaba virando um problema quando descobrem
que estão perdidamente apaixonados..
- Sinopse O SOM DO CORAÇÃO
Evan,
garoto criado em um orfanato, possui um dom musical impressionante. Ele é o
fruto do encontro apaixonado da violoncelista Lyla e do roqueiro Louis, que
foram tragicamente separados pelo pai de Lyla. Cada um seguiu seu caminho, sem
saber que Evan estava vivo, e com a única certeza de que haviam sido feitos um
para o outro. Evan, em seu coração, nunca perdeu a esperança de encontrar seus
pais. Em sua incrível busca, ele foge para Nova York, onde recebe a ajuda do
"Mago", um empresário de rua. Uma história comovente, sobre a magia
da música e o poder do amor.
- Informações
Técnicas
Título no Brasil: O Som do Coração
Título Original: August Rush
País de Origem: EUA
Gênero: Drama / Romance
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Estréia no Brasil: 15/02/2008
Site Oficial: http://augustrushmovie.warnerbros.c om
Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
Direção: Kirsten Sheridan
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
SINOPSE: O DIABO VESTE PRADA - No mundo inebriante da
moda de Nova York, onde o manequim 36 é o novo 40 e um cabelo mal arrumado pode
acabar com uma carreira, a revista Runway é o próprio Santo Graal. Administrada
com pulso forte e sofisticado por Miranda Priestly (MERYL STREEP), a mulher
mais poderosa da moda, Runway é uma temível armadura para qualquer um que
deseje vencer na indústria da moda.
Para transformar a revista na bíblia da moda de Nova York e, portanto, da moda mundial, Miranda não deixou pedra sobre pedra em seu caminho, inclusive uma longa lista de assistentes que não conseguiram se manter no posto. É um emprego ao qual só sobrevive quem não tem respeito próprio e, no entanto, é uma oportunidade pela qual um milhão de jovens mulheres em Nova York matariam para conseguir.
Um cargo de assistente de Miranda poderia escancarar as portas para a recém-formada Andy Sachs (ANNE HATHAWAY). Mais para estudante sem estilo do que para haute couture, ela figura solitária entre o pequeno exército de “saltinhos” da equipe da Runway – divas da moda magérrimas, batendo seus saltos altíssimos pelos corredores da matriz da revista em Manhattan. Quando Andy chega para a entrevista, começa a entender que será preciso mais que iniciativa e determinação para vencer nessa área. E o teste definitivo está diante dela, vestida de Prada dos pés à cabeça.
Miranda tem o poder de fazer o mundo fashion girar como uma bola de basquete, mas é incapaz de encontrar e manter uma boa assistente. Andy é toda inadequada para o cargo, mas tem algo que falta às outras assistentes: ela se recusa a fracassar.
Para tornar-se a assistente perfeita, Andy terá de passar por uma transformação. Logo, para desgosto de seu namorado Nate (ADRIAN GRENIER), ela será capaz de falar como deve, andar como deve (num impecável Manolo Blahnik) e nunca mais confundir Dolce e Gabbana. Porém, quanto mais enxerga a vida pelos olhos de Miranda, mais compreende que o mundo dela é fabuloso, mas solitário; e que, por vezes, o sucesso depende de um grande sacrifício – mas a que preço?
Título Original: The Devil Wears Prada
Ano: 2006
Distribuição: Fox 2000 Pictures
Direção: David Frankel
Roteiro: Aline Brosh McKenna
Para transformar a revista na bíblia da moda de Nova York e, portanto, da moda mundial, Miranda não deixou pedra sobre pedra em seu caminho, inclusive uma longa lista de assistentes que não conseguiram se manter no posto. É um emprego ao qual só sobrevive quem não tem respeito próprio e, no entanto, é uma oportunidade pela qual um milhão de jovens mulheres em Nova York matariam para conseguir.
Um cargo de assistente de Miranda poderia escancarar as portas para a recém-formada Andy Sachs (ANNE HATHAWAY). Mais para estudante sem estilo do que para haute couture, ela figura solitária entre o pequeno exército de “saltinhos” da equipe da Runway – divas da moda magérrimas, batendo seus saltos altíssimos pelos corredores da matriz da revista em Manhattan. Quando Andy chega para a entrevista, começa a entender que será preciso mais que iniciativa e determinação para vencer nessa área. E o teste definitivo está diante dela, vestida de Prada dos pés à cabeça.
Miranda tem o poder de fazer o mundo fashion girar como uma bola de basquete, mas é incapaz de encontrar e manter uma boa assistente. Andy é toda inadequada para o cargo, mas tem algo que falta às outras assistentes: ela se recusa a fracassar.
Para tornar-se a assistente perfeita, Andy terá de passar por uma transformação. Logo, para desgosto de seu namorado Nate (ADRIAN GRENIER), ela será capaz de falar como deve, andar como deve (num impecável Manolo Blahnik) e nunca mais confundir Dolce e Gabbana. Porém, quanto mais enxerga a vida pelos olhos de Miranda, mais compreende que o mundo dela é fabuloso, mas solitário; e que, por vezes, o sucesso depende de um grande sacrifício – mas a que preço?
Título Original: The Devil Wears Prada
Ano: 2006
Distribuição: Fox 2000 Pictures
Direção: David Frankel
Roteiro: Aline Brosh McKenna
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
O
caçador de pipas conta a
história de Amir, um garoto rico de Cabul, no
Afeganistão, Amir era um
garoto problemático que cresceu no Afeganistão. Sua mãe morreu
durante o seu parto, sua relação com seu pai, Baba, é formal demais e seu
melhor amigo é Hassan, um garoto hazara
de lábio leporino, filho do empregado da família, Ali.que é atormentado pela
culpa de ter traído seu criado e melhor amigo, Hassan, filho de Ali, também
empregado do seu pai. Amir não entendia o afeto que seu pai demonstrava ter por
Hassan, afeto esse que resultou numa plástica, paga por Baba, para corrigir o
defeito de nascença do garoto, quando este fez doze anos.
A história tem como cenário uma série de
acontecimentos políticos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia do Afeganistão decorrente da
invasão soviética, a massa de
emigrantes refugiados para o Paquistão e para os EUA e a implantação do regime Militar pelo Talibã
O amigo de Amir é um dos destaques do anual campeonato de pipas, que marca o início do inverno em Cabul. Amir é campeão na competição e Hassan é um talentoso caçador de pipas, alguém que apanha as pipas caídas para exibi-las como troféus. Em seus doze anos, Amir finalmente ganha a estima do seu pai por ter vencido a competição. Infelizmente, quando Hassan corre para apanhar a última pipa, ele encontra Assef. Amir vai a procura do seu amigo e acaba testemunhando Hassan sendo brutalmente violentado por Assef. Falta, a Amir, coragem para intervir e ele prefere manter seu conhecimento sobre o fato em segredo. No entanto, a culpa que ele passou a sentir perante à sua inatividade naquele momento, envenenava lentamente o seu relacionamento com Hassan.
O amigo de Amir é um dos destaques do anual campeonato de pipas, que marca o início do inverno em Cabul. Amir é campeão na competição e Hassan é um talentoso caçador de pipas, alguém que apanha as pipas caídas para exibi-las como troféus. Em seus doze anos, Amir finalmente ganha a estima do seu pai por ter vencido a competição. Infelizmente, quando Hassan corre para apanhar a última pipa, ele encontra Assef. Amir vai a procura do seu amigo e acaba testemunhando Hassan sendo brutalmente violentado por Assef. Falta, a Amir, coragem para intervir e ele prefere manter seu conhecimento sobre o fato em segredo. No entanto, a culpa que ele passou a sentir perante à sua inatividade naquele momento, envenenava lentamente o seu relacionamento com Hassan.
No seu
aniversário de treze anos, Amir recebe diversos presentes do seu pai e dos
amigos deste. Entretanto, um deles é particularmente especial: um carderno em
branco que ganhara do amigo e sócio do seu pai, Rahim Khan, para que ele
escrevesse suas histórias.
Não
podendo mais tolerar a presença de Hassan em sua casa, Amir prepara uma
armadilha para seu amigo, escondendo dinheiro e um relógio de pulso sob o
colchão de Hassan para incriminá-lo. Apesar de ser inocente, Hassan prefere
confessar o roubo a complicar seu amigo. Ali se sente forçado a deixar a
família, a qual serviu durante muitos anos, e se mudar para a remota Hazarajat, apesar dos
protestos e lágrimas de Baba. Ainda que Amir nunca mais tivesse visto Hassan
novamente, ele se vê constantemente atormentado por tê-lo traído.
Em 1980, Amir e seu pai deixam o Afeganistão, vão para Peshawar, no Paquistão, e, em seguida,
para os EUA, escapando do novo
regime soviético.
Em 1984, Amir e Baba estão morando em Fremont, Califórnia, EUA. Baba trabalha em um posto de gasolina e
ganha um dinheiro extra vendendo sucatas em uma feira aos domingos, almejando
pôr seu filho numa faculdade. Baba é diagnosticado com um câncer no pulmão. Amir conhece Soraya
Taheri, com quem se casa mais tarde. Eles têm um casamento tradicional. Soraya
se muda para a casa de Amir e cuida de Baba até ele morrer.
Os
anos se passam. Amir embarca em uma bem-sucedida carreira como romancista. Ele
e Soraya não podem ter filhos e relutam em adotar uma criança.
Em 1999, quinze anos depois da morte de Baba,
Amir recebe um telefonema de Rahim Khan, que vivia em Peshawar. Amir viaja para o
Paquistão para encontrá-lo.
Rahim revela a Amir tudo o que aconteceu no Afeganistão depois da guerra civil.
Rahim
se mudou para o antigo casarão de Baba, levando consigo Hassan, a mulher e o
filho de Hassan, Sohrab. Dez anos depois, ele deixa Cabul e vai para o
Paquistão. Hassan e sua mulher foram assassinados por um soldado taliban. Seu
filho foi levado para um orfanato.
Rahim
Khan pede a Amir que ele retorne ao Afeganistão para resgatar
Sohrab. Para persuadi-lo, Rahim revela um segredo de família: Ali era estéril e
Baba era o verdadeiro pai de Hassan, fazendo com que Amir e Hassan fossem
meio-irmãos e Sohrab fosse meio-sobrinho de Amir.
Após
relutar muito, Amir retorna a uma Cabul
controlada pelo Taliban para procurar por
seu sobrinho. Ele localiza o orfanato e é informado que o garoto fora levado
por um oficial Taliban, que o usa como escravo sexual. Amir acha o oficial e
pergunta por Sohrab, no entanto, o oficial é Assef. Eles brigam na frente do
garoto e, se não fosse Sohrab ameaçando atirar no olho esquerdo de Assef com um
estinligue e cumprido sua ameaça, Amir teria morrido.
Amir e
Sohrab fogem para o Paquistão,
onde ele decide adotar o garoto, mas encontra a oposição das autoridades
americanas locais. Amir conta a Sohrab que talvez tenha de colocá-lo em um
orfanato temporariamente. Com medo de receber o mesmo tratamento cruel que recebera
no Afeganistão, Sohrab tenta o
suicídio ao cortar seus
pulsos. Amir descobre Sohrab a tempo, quando corre para contá-lo que sua
mulher, nos EUA, encontrou uma forma de
levar o garoto para a América.
O
livro acaba com Amir e Sohrab de volta aos EUA. Sohrab está emocionalmente abalado e
procura não falar. O dia de ano novo afegão é celebrado com uma competição de
pipas, e Amir compra uma. Ele usa uma das antigas manhas de Hassan para
derrubar uma pipa adversária. Nesse momento, um pequeno sorriso de Sohrab enche
Amir de alegria: uma pipa voando foi o começo do descogelamento das emoções de
Sohrab, e Amir, finalmente, se sente libertado da culpa que carregara consigo
desde a infância.
- Amir — protagonista, narrador
do romance, nascido em 1963, em Cabul, começa como um
garoto rico no monárquico Afeganistão e depois migra para a América, como
consequência da queda da monarquia. Amir é meio-irmão de Hassan; no
entanto, Amir não se dá conta de sua relação até muito depois em sua vida.
Hassan nunca se dá conta do relacionamento.
- Hassan — amigo de infância de Amir, embora Amir
nunca tenha explicitamente admitido isso. Ele é descrito como tendo cara
de boneca chinesa, olhos verdes e lábio leporino. Hassan é primeiro tido
como o filho de Ali (empregado de Baba e seu inexplicável amigo de
infância) e Sanaubar; mais tarde na estória, é revelado que Hassan é o
filho ilegítimo de Baba e Sanaubar. Hassan morreu sem jamais saber a
verdade de sua paternidade. Hassan sempre foi leal a Amir.
- Assef — um sadista e um adolescente sociopático da
vizinha de Amir em Cabul, antagonista. Ele é descrito como sendo
excepcionalmente belo e loiro de olhos azuis. Quando adolescente, ele
violenta Hassan. Quando adulto, seguidamente violenta o filho de Hassan,
Sohrab, e várias outras jovens crianças de ambos os sexos. Nenhum ato, no
entanto, parece ser coisa de sexualidade, mas de domínio, tanto que não é
mostrado nenhum desejo sexual, pelo menos durante o estupro de Hassan.
Assef é o filho de uma mãe alemã e um pai afegão. Ele é simpatizante do nazismo e tem ódio de
hazaras, dando um livro sobre seu ‘ídolo’ Adolf
Hitler para Amir por
seu aniversário de treze anos. Muitos anos depois, ele se torna verdugo e
pedófilo, quando é parte do Talibã.
- Baba — O pai de Amir e Hassan. Nasceu em 1933
(quando o rei afegão começa seu reinado de 40 anos). Ele é descrito como
grande, forte, que parece saudável, com cabelo e barba castanhos. Baba é
retratado medindo 1,96m de altura. Ele adora jogar com sua turma (quando
tinha uma casa grande e muitos amigos em Cabul), e é conhecido por sua
força (Dizem que lutou contra um urso negro e ganhou a luta, quando era
jovem). Baba é um homem de negócios bem-sucedido e um cara benevolente na
comunidade, construindo um orfanato
e ajudando muitas outras pessoas a estabelecer seus negócios. No livro,
Baba parece ser um pouco decepcionado em relação a seu filho Amir, com
quem tem o desejo que Amir seja um homem como ele (mas seu filho só lê
livros e não faz nada quando os valentões o combatem). Depois de deixar o
Afeganistão para ir à América, ele envelhece rapidamente e morre aos
cinquenta e três, em 1987, de câncer. Ele vive tempo o bastante, assim, vê
seu filho Amir se casar com uma jovem mulher afegã chamada Soraya. Muitas
pessoas vão ao seu funeral.
- Ali — empregado de Baba e seu inexplicável amigo
de infância. No início, ele é tido como o pai de Hassan. Antes dos
acontecimentos do romance, ele tem paralisia infantil, que deixa sua perna
direita inútil. Por causa disso, Ali foi constantemente atormentado pelas
crianças na cidade. Ele foi morto numa mina terrestre depois que Baba e
Amir saíram do Afeganistão.
- Rahim Khan — sócio de negócios de Baba e seu melhor
amigo no Afeganistão. Mais tarde, ele foi a pessoa que contou a Amir sobre
o verdadeiro pai de Hassan. Amir gostava dele quando criança, e Rahim Khan
é também a pessoa que convidou Amir a voltar para o Paquistão para ir
buscar Sohrab. Depois, Rahim Khan viaja sozinho, deixando uma carta para
Amir contando-lhe para não ir atrás dele. Ele morre tranquilamente sabendo
que, de forma sucedida, fez de Amir o homem que Baba queria que fosse.
- Soraya — uma mulher afegã que mora em Fremont,
Califórnia. Ela se casa com Amir. Soraya deseja se tornar
professora. Antes de se casar com Amir, ela fugiu com um namorado afegão
na Virgínia, que, de acordo com a tradição afegã, fez dela imprópria para
casamento. Pelo fato de Amir ter seus próprios erros, ele a amou e
casou-se com ela. Soraya desesperadamente tenta ter filhos, mas não pode
conceber uma criança, por causa de ‘Infertilidade Inexplicada’.
- Sohrab — filho de Hassan, traumatizado e
seguidamente estuprado por Assef; Mais tarde na vida, Rahim Khan contata
Amir numa tentativa de fazê-lo voltar ao Afeganistão para encontrar
Sohrab. No fim, ele é adotado por Amir.
- Sanaubar — esposa de Ali que deu luz a Hassan como
produto do romance com Baba. Assim, ela sai de casa para ir morar com um
cigano. Ela pode ter se envolvido com um soldado afegão do exército que de
forma nostálgica a descreve falando do seu “órgão sexual feminino adoçado”
para Hassan; se isso é verdade ou se o soldado estava só tirando sarro do
hazara, não é dito. Mais tarde, ela retorna a Hassan na sua maioridade
para compensar o desprezo que tinha por ele quando este era criança,
tornando-se uma avó para Sohrab que a apelidou de “Sasa”.
- Farid — motorista amargo que, no início, é
abrasivo em relação a Amir, mas depois o protege. As duas filhas de Farid
foram mortas numa mina terrestre anos atrás, um desastre no qual ele
também perdeu alguns de seus dedos. Farid é o meio de transporte, informação
e conhecimento de Amir, no atual Afeganistão em que este volta.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
O NOME DA ROSA
O
enredo de O Nome da Rosa gira em torno das investigações de uma série de
crimes misteriosos, cometidos dentro de uma abadia medieval. Com ares de
Sherlock Holmes, o investigador, o frade franciscano Guilherme
de Baskerville, assessorado pelo noviço Adso de Melk, vai a fundo
em suas investigações, apesar da resistência de alguns dos religiosos do local,
até que desvenda que as causas do crime estavam ligadas a manutenção de uma
biblioteca que mantém em segredo obras apócrifas, i.e. obras que não seriam
aceitas em consenso pela igreja cristã da Idade Média, como é a obra risona
criada por Eco e atribuída romantescamente à Aristóteles. A aventura de
Guilherme de Baskerville
é desta forma uma aventura quase quixotesca.
No
romance, Umberto Eco relembra a
problemática suscitada pelo nominalismo
entre o que é essencial, que parece ser o nome da rosa como nome, em si um conceito, portanto um
universal, dessa forma,
eterno, imutável, imortal e de sua contraposição a rosa particular, individual no
mundo, flor de existência única na
realidade, que por acontecer, também é passageira, mortal e transitória.
O
próprio nome do livro suscita uma questão que relembra a questão dos universais
e dos particulares, que se refere a saber se o nome da rosa é universal
ou particular. O quadro da questão pode ser representado de forma tradicional
pelo quadrilátero de proposições lógicas. A questão se refere ao juízo que
fazemos do nome da rosa: se ele é universal, por exemplo: O nome da rosa é
imortal; particular: O nome da rosa é passageiro (mortal) e ainda: Nenhum nome
da rosa é imortal ou: Algum nome de rosa é passageiro. Os vértices do
quadrilátero seriam formados por esses quatro juízos. Seria algum desses juízos
verdadeiro ou falso? Se sim ou não, nisso há alguma contradição? Haveria outras
possibilidades, outras incertezas?
Eco
sugere no O Nome da Rosa, um ambiente no qual as contradições,
oposições, querelas e inquisições, no início do século XIV, justificam ações
humanas, as virtudes e os crimes dos personagens, monges copistas de uma abadia
cuja maior riqueza é o conhecimento de sua biblioteca. Para os personagens, a
discussão do essencial e do particular, do espiritual e da realidade material,
do poder secular e da insurreição, dos conceitos e das palavras entranham pelo
mundo uma teia de inter-relações das mais conflituosas. A representação, a
palavra e o texto escrito passam a ter uma importância vital na organização da
abadia beneditina, gestando o microcosmo
do narrador.
No O
Nome da Rosa, conhecido e desconhecido tecem caminhos secretos pela abadia
de pedra e representações, definindo uma história de investigação onde as
deduções lógico-gramaticais, são nas mãos do autor similares àquelas dos
romances policiais modernos. Por outro lado, a narrativa se afasta do simples
romance policial não somente pelo fato de ser escrito ao final do século XX,
mas porque expõe e aproxima-se de um mundo de incertezas. A arquitetura da
abadia faz lembrar os (des)caminhos do labirinto da internet e a difícil
situação de decidir politicamente em uma Itália dividida entre o norte rico e
articulado e o sul pobre e violento. Esse Sul (Africae), mais
representado que real, dito virtual
em sua realidade, é no espaço sócio-econômico do final do século XX mais que um
elemento isolado.
Além
disso, "O Nome da Rosa" é uma viagem imaginária à Idade Média europeia. A
oportunidade de reflexão aberta das questões filosóficas, dos conceitos de
certo e errado, de bem e mal, da moral cristã, do que está por trás dos
conceitos e crenças atuais, mesmo que por contraste com o conjunto de
questionamentos que ecoam dos séculos atrás, é uma herança a ser compartilhadas
pelos leitores dessa obra aberta.
Ainda
é importante mencionar que a biblioteca que serve como plano de fundo e
personagem principal ao mesmo tempo é inspirada no conto A Biblioteca de
Babel do argentino Jorge Luis Borges onde é apresentada uma
biblioteca universal e infinita que abrange todos os livros do mundo. Para
homenagear o escritor há o personagem Jorge de Burgos, que além da semelhança
no nome é cego assim como Borges foi ficando ao longo da vida. Outra homenagem
presente no nome é William de Baskerville que seria como um Sherlock Holmes na
história, este tem como uma das suas principais aventuras O Cão dos
Baskervilles
Adson
(ou Adzo) de Melk é um
dos personagens principais do romance de Umberto Eco intitulado
"O Nome da Rosa". Filho do Barão de Melk, o jovem, juntamente com o
seu tutor e mestre, Guilherme de Baskerville, tenta desvendar crimes
cometidos em um monastério em algum lugar dos alpes italianos durante a Idade Média. Umberto Eco, na introdução
da obra, diz que Adso é o responsável pela edição dos textos dando conta dos
acontecimentos no monastério:
«No dia 16 de Agosto de 1968 foi-me parar às mãos um livro que se deve à pena
de um certo abade de Vallet, Le Manuscript de Dom Adson de Melk,
traduzido em francês segundo a edição de Dom J. Mabillo (Aux Presses de
l'Abbaye de la Source, Paris, 1984)» [1]
Sinopse O JARDINEIRO FIEL
Ralph
Fiennes ("O Paciente Inglês", "Dragão Vermelho") vive o
britânico residente na África, Justin Quayle, diplomata por profissão e
jardineiro por hobby. Quayle tem sua rotina alterada quando sua esposa é
brutalmente assassinada. Decidido a investigar o que houve, ele descobre que o
crime foi queima de arquivo, comandada por uma grande empresa farmacêutica que
usa africanos como cobaias para testes de remédios contra tuberculose. "O
Jardineiro Fiel" é uma adaptação do livro homônimo de John Le Carré, cujas
histórias já originaram filmes como "O Alfaiate do Panamá" e "O
Espião que Veio do Frio". No elenco, estão outros nomes conhecidos como
Rachel Weisz ("A Múmia", "Constantine"), Pete Postlethwaite
("Em Nome do Pai", "Os Suspeitos"), Danny Huston ("O
Aviador") e Pernilla August (a mãe de Anakin nos episódios I e II da saga
"Star Wars").