A Rainha de Sabá foi uma celebre soberana do antigo Reino de Sabá ( atuais territórios da Etiópia e do Iêmen).
Conhecida e venerada entre os povos etíopes como Makeda, viveu aproximadamente no século X AC.
Também conhecida como: Rainha do Sul, Rainha do Meio Dia ou dos Confins da Terra.
• Veio de terra rica, mas pobre de espírito,
• De uma terra guerreira, mas precisava de paz.
No contexto:
A Rainha representa o pecador, que pensa que é sábio e possui tudo na vida.
Salomão representa Cristo
O ENCONTRO DOS DOIS – CRISTO e o PECADOR
Tendo a Rainha de Sabá ouvido a fama de Salomão, veio prová-lo com perguntas difíceis. Chegou a Jerusalém com grande comitiva, camelos carregados de especiarias, muito ouro e pedras preciosas..... Salomão lhe deu respostas a todas as perguntas e nada houve que não soubesse explicar.
Vendo a Rainha toda sabedoria de Salomão, o palácio, a comida de sua mesa, a casa de seus oficiais, o serviço de seus criados e as roupas deles e de seus copeiros... Ficou maravilhada e disse ao Rei: “ Foi verdade a palavra que ouvi a teu respeito. Eu, contudo, não cria até que vim e vir com meus próprios olhos. E o que me contaram não é nem a metade de tudo o que vi e ouvi aqui. Felizes são teus empregados e todos aqueles que vivem contigo. (É dessa forma que muitos entram na igreja pela primeira vez).
QUESTÃO RELACIONAL NA VIDA PRÁTICA
IReis : 10:1-3
• BUSCAR
TESTEMUNHO – sair do seu reino (mundo) – buscar intimidade. A Rainha buscava entender daquilo que ela tinha ouvido falar – buscava razão.
PROVAR - perguntas difíceis, ( ASSUNTOS PESSOAIS)( A Rainha visitante)
TRAZIA TUDO- bagagem de vida.
REVELAÇÃO- o que ela não entendia a profundidade, entender o Espírito Santo.
TRABALHO-DEDICAÇÃO - assuntos acerca da Igreja – direção
COMIDA SERVIDA- entrega da palavra
OFICIAIS- trabalho voluntário
CRIADOS – o serviço da obra
TRAJES - veste de santidade, da salvação
• COMPORTAMENTO NO CULTO COMO PARTICIPANTE –
COPEIROS- representam os obreiros
HOLOCAUSTO – clamor a Jesus
PARTICIPAR DA MESA- cantar louvores- glorificar – orar
• SABEDORIA-
Quem a julga ter, já a perdeu; e quem busca, a encontra na própria busca.
Sabedoria não é um destino; antes, um caminhar – A Salomão foi atribuído sabedoria extraordinária que , necessitava ser vista. Da lição desse encontro da Rainha com Salomão, alguns detalhes fazem a diferença na qualidade do governo e gestão no mundo.
Salomão manifesta um tipo de sabedoria capaz de objetivar a vida em vários aspectos:
SER SÁBIO SIGNIFICA ter um tipo de vida organizada e não apenas com ideias organizadas. A sabedoria não é encher nossa mente de ideias e conhecimentos, mas abri-la para ver nossos conhecimentos. A Rainha viu nas pessoas e coisas de Salomão, coerência.
A vida real era um reflexo de sua vida interior e um convite ao aprendizado. A fala estava presente no modo como vivia no seu reino e como conduzia seu povo. O exemplo de vida concedia autoridade, e gerava sucesso. Essa ideia mostra que a competência nas relações executivas tem que andar junto com as competências da sua vida privada e relacional.
SER SÁBIO É COMPARTILHAR- ajudar o outro ser feliz a partir da própria felicidade. Essa é a razão pela qual nos relacionamos, produzimos, trabalhamos e nos relacionamos- ser e fazer os outros felizes. A Rainha de Sabá viu como eram felizes aqueles que se relacionavam com Salomão- suas esposas, seus servos, seus colaboradores e funcionários. Salomão não tinha o trabalho com um fim, mas como um modo de melhorar a vida de seu reino e de sua comunidade. PENSE- “quando governo, gerencio, me relaciono com afetividade, tenho como objetivo a melhoria na qualidade de vida das pessoas que me cerca”? Isso, no entanto, começa comigo. “Sabedoria é ver no exterior o meu mundo interior”
GRATIDÃO DO SÁBIO
Ser sábio tem a ver com gratidão. A sabedoria revela-se no modo como sou grato porque vejo no outro a possibilidade de aprender. Salomão dá mais presentes à Rainha do que aqueles que dela recebeu. A sabedoria não estabelece uma relação puramente comercial. Salomão entendeu o prazer da convivência.
É nessa perspectiva que os demais interesses devem pautar. Se tenho isso em mente, atendo melhor, produzo com qualidade, comercializo com honestidade, honro meus compromissos, relaciono-me com sinceridade, gerencio com integridade, meu ganho é justo e dele não me envergonho e aprendo mais sempre. É esse tipo de sabedoria que, parece estar faltando para aplicar o que sabemos e para que faça mais sentido pratico na nossa e na vida daqueles que nos cercam.
Podemos tirar uma lição com o texto:
A Rainha de Sabá era uma mulher rica, vivia na luxuria, invejosa a ponto de não suportar ouvir falar em alguém mais famoso que ela, assim, ela buscou saber as razões do sucesso do outro, mas o fato foi que a sua busca gerou fé. Quando alguém ganha fama de inteligente ou alguma coisa tem ótima qualidade, logo se quer provar. Foi exatamente o que a Rainha de Saba fez em relação ao conhecimento de Salomão a respeito de DEUS. ( Ireis- 10:1)
A intenção dela era realmente prová-lo, tanto que fez uma lista só de perguntas difíceis. Depois de ouvir todas as respostas, a Rainha percebeu todas as coisas que estavam ao seu redor – casa, comida, servos etc.( Ireis 10:4-5)
Apenas observando isso, já mostrava o grande Rei que era Salomão, porém, só depois de ter todas as respostas a Rainha foi capaz de perceber as demais coisas.
Certas pessoas são assim!!! Ficam procurando respostas, sendo que as respostas estão bem perto, em situações tão óbvias quanto às respostas de cada uma das dúvidas.
Às vezes não queremos ver o que esta diante de nós, preferimos o caminho mais longo, mais teimoso, mais dolorido.
A Rainha de Sabá, percebendo o quanto a sabedoria de Salomão era ainda maior que toda a sua fama, creu no DEUS dele, pois viu a sua inteligência e também tudo que tinha ( Ireis 10:9). Será que a Rainha duvidava da fama de Salomão?
Talvez sim, por isso ela precisava ver, sua fé estava relacionada com isso. E qual o problema? Nenhum. Isso mostra que DEUS pode falar com todos, mesmo usando nossos defeitos. Isso não quer dizer que não precisamos buscar o aperfeiçoamento, mas que DEUS está além dos nossos defeitos. ELE usou a ousadia da Rainha de Sabá, de duvidar da fama de Salomão, e a fez crer ainda mais NELE.
Ela é um exemplo de ousadia, mas também um exemplo de que DEUS fala conosco nos detalhes, evitando um possível constrangimento ou um trabalho desnecessário.
Prestemos atenção ao nosso redor, a resposta está bem perto de nós.
Pesquisado em estudos, resumido e concluido, escrito por:
Sinara Pizzi