LIVRO DE DANIEL
Lições de Vida
A determinação de um homem de fé.
CAP. 1
O livro de Daniel é um livro do Antigo Testamento, um livro Profético, diversos manuscritos de partes do livro de Daniel foram encontrados nas cavernas do Mar Morto.
Resumo da vida de Daniel;
Cenário:- A Babilônia se rebelou contra o Império Assírio em 626AC.
Israel havia perdido a guerra para a Babilônia e, o Rei Nabucodonosor ordenava a Asperz, chefe dos empregados do Palácio real que lhe trouxesse jovens judeus aptos a servi-lo e os preparar para serem seus servos. Dn 1:1-4
Daniel era judeu, de uma família nobre, nasceu e viveu num palácio em Judá – Daniel um profeta escolhido por Deus, jovem, vivia junto com seus amigos Ananias, Misael e Azarias. Seu povo estava em pecado, os rituais do povo eram sem vida, por obrigação (tradição). Então o SENHOR os entregou aquele aos Babilonios.
Quando os Babilonios dominaram a cidade de Jerusalém em 605ac, Daniel e alguns outras jovens foram levados cativos junto com algumas peças do templo – (parte da nobreza)(IGREJA). Tristeza para o povo fiel.
Todos foram para a Babilônia e ao entrar no palácio a primeira atitude do Rei Nabuconosor foi mudar o nome dos cativos. Dn 1:7 (Daniel – Beltessazar)
-Para que serve o nome das pessoas? – IDENTIDADE – ORIGEM.
Ao mudar o nome o Rei tentou dar nova identidade a eles. Colocar a marca do MUNDO em suas vidas.
A DETERMINAÇÃO DE MANTER A PUREZA.
Jovens – longe de casa enfrentam tentações, correm riscos de cruzar a linha e violar alguns princípios ensinados pelos pais.
Imagine então a situação dos jovens cativos, levados de maneira violenta para uma terra estranha. Eles nem sabiam se os pais estavam ainda estavam vivos. Poderiam até duvidar do poder do DEUS que serviam, pois ele não protegeu seu povo dos ataques da Babilônia.
• SITUAÇÃO DIFÍCIL: - terra desconhecida – eram atraentes – havia fartura.
E agora o Imperador mandou que eles fossem preparados para servir no governo dele. O Rei daria um tratamento especial para estes jovens para que eles pudessem se tornar bons servos, saudáveis, fortes e com uma aparência ainda melhor, dando-lhes inclusive de comer a sua própria mesa, Dn1:5, porém Daniel e seus amigos Ananias, Misael e Azarias jovens tementes a DEUS e que não estavam dispostos a se contaminar com a comida do rei. Daniel percebeu que alguma coisa dos alimentos e bebidas fornecidos pelo rei traria contaminação. É provável que alguns destes alimentos fossem proibidos para os judeus na lei do Monte Sinai 800 anos antes.
REAÇÃO - esses jovens poderiam arrumar uma desculpa dizendo que não tinham controle da situação e eram obrigados a ceder às ordens do rei. – Mas Daniel conhecia o Projeto de DEUS e logo percebeu que ENVOLVER-SE com aqueles alimentos o afastaria do Projeto. Então sua decisão foi firme. O despenseiro que cuidava deles insistia dizendo que eles não poderiam ser diferentes dos outros.
APLICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE:
Enfrentamos situações em que temos que ser firmes em fazer a coisa certa, ou ceder às pressões de outros, de pessoas que exercem autoridade sobre nossas vidas – Um SUPERIOR no local de TRABALHO pode exigir que mintamos para um cliente, para um fornecedor, ou para o governo. O mesmo pode acontecer nas RUAS, nas ESCOLAS, BARZINHOS, DISCOTÉCAS, ACADEMIAS etc.
Nessa época, drogas, bebidas, lanches, festas podem nos contaminar nossa saúde física e espiritual sem percebermos.
Ouve-se muito dizer que o CRENTE é um coitado, não aproveita a vida, quer ser santo, não se mistura com os amigos legais das baladas. O rei desse mundo (inimigo) nunca vai deixar de nos perseguir principalmente nossos jovens. Colocar suas vidas em provas com convites, deboches, ofertas de bebidas e drogas, modismos. Mas se insistirmos em fazer a coisa certa, recusar convites e ofertas, podemos até sofrer consequências ser discriminados do grupo de amigos, perder o emprego e não temos a garantia de intervenção divina, como aconteceu com o jovem Daniel.
Uma vez que Daniel tomou essa atitude, DEUS o usou para revelar algumas de suas mensagens importantes da época.
Não se misturar com coisas do mundo para não nos contaminar, para que essas coisas não nos afastem do Projeto.
QUE PROJETO?
DEUS tem preparado um lugar onde os nobres (a igreja) vão morar. JESUS virá nos buscar e vai reconhecer uma Igreja que tem IDENTIDADE, tem origem Santa- não está contaminada.
QUAL A SUA DECISÃO? É preciso ser forte, pedir ajuda ao SENHOR. AQUELE mesmo SENHOR que cuidou de Daniel e seus amigos, que só comeram legumes e tomaram água para não se contaminar com a mesa do rei.
Daniel não arriscou a sua vida em vão, ele foi fiel ao seu DEUS e os SEUS mandamentos e DEUS honrou aos quatro rapazes dando a eles uma capacidade de aprender fora do comum, e logo eles conheciam muito bem toda literatura e a ciência de sua época.
E a Daniel deu uma capacidade especial para compreender os significados dos sonhos e visões. Dn 1:17
E ao termino dos anos de treinamento os rapazes foram a presença do rei e o rei conversou longamente com cada um deles, mas nenhum o impressionou tanto quanto aqueles quatro jovens que tinham sido fiéis a DEUS e eles passaram a ocupar os cargos de alta confiança do rei, e sendo os conselhos deles mais eficazes do que os conselhos dos magos e feiticeiros do rei e eles continuaram nos cargos de confiança do rei até o primeiro ano do reinado de Ciro.
Mas o inimigo não cansa de lutar para colocar o servo em provas. Ele quer nos ver longe do Projeto de Salvação.
CAP. 2 Daniel
Conta que Nabucodonosor teve sonhos e perdeu o sono de tão intrigado. O rei chamou os astrólogos/magos/encantadores/ os caldeus, para que eles interpretassem o seu sonho. Nenhum desses conseguiu lhe revelar, o rei furioso mandou que matasse a todos esses; Dn 2:12
Daniel e seus companheiros foram procurados para interpretar o sonho do rei mas com propósito de também serem mortos. Daniel pediu um tempo e foi ter com seus irmãos de fé, para que juntos buscassem uma solução para aquele problema ou também poderiam ser mortos. Foi revelado a Daniel uma visão durante a noite. Daniel louvou ao SENHOR (porque DEUS revela o profundo... o escondido) Dn 2:22
PROBLEMA - O que há de vir?
Então Daniel pediu para ir até o rei e disse: (Dn 2:27à30).
O Sonho: Uma estátua é esmagada por uma pedra cortada, sem mãos, até o monte;
A Estátua retrata a susseção de POTÊNCIAS MUNDIAIS começando com Babilônia e terminando com todas elas serem esmiuçadas e substituídas pelo REINO de DEUS( Dn:2).
Destruição da estátua por uma pedra que fez um grande monte e encheu toda terra.
Este sonho fala do PROJETO... POR QUÊ?
Quando colocamos no nosso coração a pergunta: - O QUE HÁ DE VIR?
Podem-se pensar muitas coisas... RIQUEZAS/MORTE/PREOCUPAÇÕES...
REVELANDO O SONHODA ESTÁTUA:
• CABEÇA E OMBROS- obra – nossa mentalidade ( o que temos passado)
• BRAÇOS E PEITO DE PRATA - amor – nosso coração, desejo... (nossos sentimentos quais são?)
• VENTRE E COXAS DE BRONZE – força – (temos nos esforçado para que?)
• PERNAS E PÉS FERRO/BARRO – direção – eternidade – ( para onde temos caminhado)
O mesmo SONHO nos mostra uma saída – JESUS- autor do Projeto de Salvação. É a pedra que destrói tudo que é supérfluo para nós para que nós possamos ser dele e encher nossa vida de Eternidade.
E quando reclinamos nossas cabeças e a pergunta vier: O QUE HÁ DE VIR?
Respondemos: JESUS há de vir e nos levará para vida Eterna.
O rei Nabucodonosor reconhece que Daniel está certo e testemunha a todos.
Dn - Cap 3
Daniel conta que o rei mandou construir uma estátua e ordenou que todos se ajoelhassem quando a musica tocasse. Sadraque, Mesaque e Abedenego os amigos de Daniel se recuram a ajoelhar. Eles conheciam as escrituras e sabiam que DEUS não se agradava daqueles que cultuavam imagens. Logo o rei ficou sabendo... ( os fofoqueiros são rápidos...o mal é organizado). O rei chamou os jovens pela segunda vez e ordenou que ajoelhassem, pois se não o fizessem iam para uma FORNALHA de fogo ardente. Eles corriam risco de vida, mas, decidiram ficar firmes com o DEUS verdadeiro. Os três amigos de Daniel foram amarrados e jogados dentro da FORNALHA sete vezes mais quente. Os homens que foram jogar os jovens, morreram só de chegar perto da FORNALHA.
Mas logo o rei olhando para dentro da FORNALHA se encheu de medo, porque foram jogados três homens amarrados e agora ele via um quarto homem passeando no meio da FORNALHA e o rei descreve o quarto homem como parecido com o FILHO de DEUS.
JESUS esta conosco- AJUDADOR
Logo os três amigos saíram de dentro da FORNALHA intactos, mostrando aos presentes que o fogo NÃO teve poder sobre eles nem sobre seus corpos.
Quando fazemos algo ou passamos por uma prova, podemos ser APROVADOS ou NÃO APROVADOS – Mas com JESUS, somos sempre APROVADOS.
FOGO – AS PROVAS – não tem poder sobre nossas vidas
CORPO –– CORPO DE CRISTO- vida ligada a igreja
CABELOS -NOSSOS PENSAMENTOS – não chamuscados - santificados não deixam espaços para as coisas do mundo
ROUPAS - CHEIRO DE CRISTO - VESTES DA SALVAÇÃO – nem cheiro de fumaça
4º HOMEM – tem UM que esta sempre do nosso lado – JESUS – o 4º homem da fornalha
Dn - Cap4: 1 à 37
SONHO DE NABUCODONOSOR
Crescia uma árvore forte, sua altura chegava aos céus e era vista por todos, sua folhagem era bonita e tinha muitos frutos e todos dependiam dela. Mas uma voz descia dos céus e dizia: DERRUBA-A – corta os galhos, espalhe seus frutos e afugente os animais debaixo dela e as aves dos seus ramos. Mas o TRONCO deixe na terra atada a ferro, mude o seu coração para o coração de animal e passem sete tempos.
Nabucodonosor chamou então Daniel ( Beltessazar) para interpretar, e assim Daniel fez:
“A árvore frondosa que a todos dá sustento” – És tu ó rei... teu domínio é grande, mas o vigilante que desce do céu manda que a corte, este é o decreto do ALTÍSSIMO SENHOR do céu.
Sua interpretação foi:
“ Serás expulso de entre os homens e viverás com animais e comerás ervas e serás molhado pelo orvalho do céu até que Reconheças que o ALTÍSSIMO tem domínio sobre o Reino dos Homens.Nabucodonosor se nega ao aviso da visão da árvore, ele é humilhado até reconhecer a Supremacia de DEUS e a insensatez do seu orgulho.Dn 4:33
Mas no fim Nabucodonosor Reconhece- Dn 4:34
• Nabucodonosor – viu todas as coisas e, mesmo assim não enxergou DEUS na sua vida.
• O SENHOR falou com ele – AVISO – leitura da palavra
• Ele não Reconhece– O JUIZO - livre arbítrio
• ARREPENDIMENTO - CONVERSÃO – reconhecimento
Dn - Cap. 5
Belsazar (neto de Nabucodonosor) conheceu a história de que Nabucodonosor se converteu e aceitou o DEUS que criou o céu e a terra e que é soberano sobre todas as coisas. Mas Belsazar não deu crédito, não tinha DEUS no seu coração. E a história dele descrita na palavra começa assim. Dn 5: 1à31
• Uma grande festa – ( barulhos- agitação)
• Com vinho – ( bebidas- drogas)
• Mulheres e concubinas – ( ficar?)
• Idolatria – (ídolos- musica vulgares etc.)
• Diversão para todos que eram grandes – (amigos grupinhos, tribo, parecidos no vestir e agir)
Tudo muito divertido, mas passageiro.
Um sinal apareceu na festa de Belsazar – Eles não entenderam.
Chamou os magos/esotéricos/advinhas, mas, nenhum soube decifrar ( hoje acontece muito na vida dos jovens, overdose, acidentes graves provocados por alcoolismo, sinais do céu que os participantes não conseguem entender.
Diante do convite para a festa, muito se esquecem de suas origens, perdem o rumo e ficam sem destino certo. Aceitam aquilo que o anfitrião lhe oferece, não reconhecem os ensinamentos de DEUS.
A festa de Belsazar marca o fim do reino Babilônico, Belsazar é julgado e morto por causa de sua arrogância, desobediência e oposição a DEUS. O exemplo de Daniel, um homem fiel da juventude à velhice, nos desafia e motiva na nossa busca da vida eterna na presença de DEUS. Nossa época e circunstância são diferentes, mas a mesma base de fé em DEUS que guiou o profeta Daniel na Babilônia 2.600 anos atrás nos levará à comunhão eterna com DEUS.
O QUE DANIEL NOS ENSINA...
• Que é possível manter a fidelidade num ambiente pagão.
• Que um jovem não precisa imitar o gostar, agir e pensar dos jovens do mundo para se realizar.
• Que um servo de DEUS, entrando num ambiente de autoridades, políticos, não deve se corromper, mas manter-se fiel aos ensinamentos do SENHOR. Aos políticos evangélicos de hoje, envolvidos e atolados na corrupção, falta o perfil de um JOSE e um DANIEL.
• Que o reino de DEUS é imbatível, que tudo terminará nas mãos de JESUS, ou, se preferirmos, debaixo dos seus pés.
• Que nem sempre DEUS impede que sejamos lançados na fornalha ou no meio de leões. Mas quando somos lançados numa situação difícil, ele esta conosco, seja na fornalha seja na cova ( Dn 3:24-25 e 6: 22).
• E que cada um de nós deve viver dentro do ensino do último versículo de DANIEL: Dn12:13
“TU, PORÉM, SEGUE O TEU CAMINHO ATÉ O FIM;POIS DESCANSARÁS E, AO FIM DOS DIAS, TE LEVANTARÁS PARA RECEBER A TUA HERANÇA”.
F I M
passe o mause
"FERNANDO PESSOA"
Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue.Se sentir saudades, mate-a. Se perder um amor, não se perca! Se o achar, segure-o! Ser feliz é reconhecer que vale a pena viverApesar de todos os desafios,Incompreensões e períodos de crise.Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemasE se tornar um autor da própria história.É atravessar desertos fora de si,Mas ser capaz de encontrar um oásisNo recôndito da sua alma.É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.É saber falar de si mesmo.É ter coragem para ouvir um “não”.É ter segurança para receber uma crítica,Mesmo que injusta.
----X---- Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
---X--- Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…
---X--- Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo,e posso evitar que ela vá à falência.Ser feliz é reconhecer que vale a pena viverapesar de todos os desafios,incompreensões e períodos de crise.Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemase se tornar um autor da própria história.É atravessar desertos fora de si,mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.É saber falar de si mesmo.É ter coragem para ouvir um "não".É ter segurança para receber uma crítica,mesmo que injusta.Pedras no caminho?Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
----X---- Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
---X--- Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…
---X--- Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo,e posso evitar que ela vá à falência.Ser feliz é reconhecer que vale a pena viverapesar de todos os desafios,incompreensões e períodos de crise.Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemase se tornar um autor da própria história.É atravessar desertos fora de si,mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.É saber falar de si mesmo.É ter coragem para ouvir um "não".É ter segurança para receber uma crítica,mesmo que injusta.Pedras no caminho?Guardo todas, um dia vou construir um castelo...